Gogol Bordello existe desde 1999, originada em Nova Iorque, onde dez pessoas de etnias totalmente diferentes se juntaram e se lançaram no mundo da música. Entre os dez integrantes, apenas duas têm a mesma nacionalidade russa, sendo os outros pertencentes a Ucrânia, Israel, Etiopia, Trindade, Estados Unidos, China, Escócia, Equador. Uma explosão de nacionalidades.
Um fator importante a ser destacado e que é notado ao se ouvir pela primeira vez uma única música de Gogol Bordello, é que não apenas os integrantes da banda são de um pequeno pedaço de cada parte do mundo, mas também as músicas. Em "Malandrino" e "Pala Tute", os instrumentos e a linguagem italiana brilham; em "Not a Crime", um punk rock irlandês misturado com uma sequência de música do leste europeu tomam conta da cena; a canção "Dip Deep Enough" se inicia com um ritmo espanhol, acompanhado minutos depois de um ritmo mais voltado ao rock americano.
Cada um com sua garrafa de vinho na mão, a banda de punk cigano não deixa ninguém parado em seus shows. Todos os integrantes passam a sensação de que está sendo prazeroso tocar os diversos instrumentos, e se esforçam para que seja ainda mais prezeroso para os ouvidos dos fãs da banda multiétnica. Além disso, uma performance teatral e a dança de rua se destacam para harmonizar ainda mais o ambiente da apresentação.
O vocalista Eugene Hutz, incansavelmente genial, convoca em muitas de suas músicas a situação imigrante de pessoas, trazendo uma crítica social, além de ter vivido ele próprio muitos períodos dessa maneira. Ao assistir alguns clipes da banda como "Wonderlust King"e "Immigraniada", esses elementos se sobressaem de maneira enfática, através de imagens. Vale notar também que o Brasil é uma grande inspiração em suas canções, trazendo ritmos como o maracatú, baile funk, forró, samba, e ganhando uma canção especial denominada "My Companjera". Alguns membros da banda moraram em diferentes partes do Brasil, o que explica as características brasileiras, e a recepção calorosa que a banda recebe quando faz shows por aqui.
Ao todo, Gogol Bordello conta com seis álbuns: (1999) VoiLa Intruder - (2002) Multi Contra Culti VS Irony, (2005) Gypsy Punks: Underdog World Strike - (2007) Super Taranta! - (2010) Trans-Continental Hustle - (2013) Pura Vida Conspiracy. Todos eles apresentam uma característica em comum que é o fato de querermos correr para conhecer o mundo.
Gosto musical não se discute, mas para os fãs (que nem eu) de Gogol Bordello, podemos concordar que é mais que uma banda. É um movimento artístico e cultural que traz á tona não apenas a arte corporal, vocal, mas também uma apuração bem feita dos ritmos culturais do mundo inteiro. Abaixo, uma misutra confusa, sensacional e explosiva que define Gogol Bordello e o seu sucesso: