domingo, 31 de maio de 2015

Viajando com a Disney

Não sei se muitos de vocês pensavam isso quando pequenos, mas a minha maior dúvida após assistir a um filme da Disney ou da Pixar era sempre saber em que parte do mundo se passava a história. Algumas ficavam mais fáceis – devido a características marcantes do local que o longa mostrava, ou até mesmo a bandeira exaltada durante o filme – como Hércules, na Grécia; Lilo & Stitch, no Havaí; Mulan, na China ou A Nova Onda do Imperador, no Peru.
Empresas como Disney e Pixar são conhecidas também por manter mensagens implícitas em seus filmes, estas passando despercebidas por telespectadores em clássicos. Essas empresas multinacionais já criaram filmes o suficiente para cobrir grande parte do mapa mundi – da Europa à América do Sul, dos Estados Unidos à África. Analisando minuciosamente determinados longas-metragens que ambas produzem, percebe-se que nem sempre fica claro e evidente o local.
Começando o nosso tour pela riquíssima América Latina, nos deparamos com um filme que marcou infâncias mais “contemporâneas”, como Up – Altas Aventuras. Este longa se passa na Venezuela, mais precisamente mostrando o salto mais alto do mundo: Salto Ángel, com 979 metros de altura. Neste tocante filme, o local é apelidado de “Paradise Falls”, onde Carl decide transformar sua casa num balão e se mudar diretamente para lá.
Salto Ángel, Venezuela, retratado no filme Up - Altas Aventuras
Subindo um pouquinho, nos encontramos na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sabem para qual filme essa fronteira se tornou cenário? Vida de Inseto. Produzido pela Pixar em novembro de 1998 e distribuído pela Disney algum tempo depois, o filme mostra muito de um dia a dia utópico de insetos, mas o seu local se torna – mais ou menos - visível quando se nota a migração dos gafanhotos e os períodos de chuva apresentados, característica típica dessa fronteira.
Trecho do filme "Dumbo"
Grande parte dos filmes produzidos pelos estúdios se passa nos Estados Unidos. Um dos exemplos é o famoso Toy Story, que ocorre na cidade de Ohio, coincidindo o clima e também uma teoria de que a história é a representação do realizador do filme, Lee Unkrich – nascido e criado em Ohio. Além de Toy Story, nos deparamos frente a frente com um dos meus clássicos preferidos da Disney, Dumbo. Este filme ocorre na Flórida, e foi lançado pela Disney em outubro de 1941, tornando-se o mais bem sucedido da empresa nos anos 40. Além de uma animação marcante, Dumbo ficou famoso também devido as suas canções “Pinks Elephants on Parade” e “When I See an Elephant Fly”.
Atravessando o Oceano, chegamos a Europa com uma gama de opções. Entre clássicos e contemporâneos, muitos filmes da Disney e da Pixar tem como lugar metrópoles, cidades e vilarejos europeus. 
A Alemanha foi palco do filme A Branca de Neve e os Sete Anões, um conto de fadas divulgado pela Disney no ano de 1937, baseado no conto dos Irmãos Grimm. Existe a famosa rota romântica na Alemanha, que vai desde Füssen até Wurzburg. Nessa viagem, os turistas se deparam com pequenos vilarejos e tradições alemãs muito semelhantes as que vemos em filmes de contos de fadas – principalmente em Branca de Neve.
Pinocchio, ou também conhecido como Pinóquio, é o protagonista de um dos filmes animados mais famosos. O bonequinho de madeira, que tinha um nariz que crescia a cada mentira que dizia, tem como palco a belíssima Itália, mais especificamente Florença. O filme é considerado atualmente um dos mais bem produzidos pelo estúdio Disney, datado do ano de 1940.
Peter Pan, produzido em 1953 e baseado numa peça teatral, é um longa animado que marcou a infância de muitos de nós. Tendo como plano de fundo Londres, na Inglaterra, alguns trechos do filme mostram claramente o local - vista panorâmica da capital inglesa – e também o Big Ben, um cartões postais da cidade.
Filme "Peter Pan" mostrando o Big Ben


Descendo, nos encontramos em meio à flora africana. Filmes como Tarzan e O Rei Leão ficam nítidos terem como cenário o continente da África, mostrando muitas vezes uma realidade distorcida - e talvez um pouco ignorante – do local, especialmente no filme de Tarzan, em que o autor original do personagem cria uma visão de “civilizações perdidas” em meio a selvas. A Disney não deixa claro quais os exatos países, porém é possível pensar, dentro das características, que o primeiro se encaixe na Nigéria, e o segundo deixe dúvidas entre a Tanzânia e o Quênia. (Leia mais sobre “O Rei Leão” em: http://lecroissantvoyageur.blogspot.com.br/2014/01/segredos-de-o-rei-leao.html).

Uma pequena paradinha na Ásia merece o nosso destaque. Mogli, o Menino Lobo, é um filme da Disney baseado em um livro do autor Rudyard Kipling (1865-1936), que fez um sucesso estrondoso no ramo da arte. Esse longa se passa nada menos do que na Índia, onde os personagens famosíssimos Mogli e Balu se juntam para cantar “necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais...”
Opera House Sydney aos fundos do filme "Procurando Nemo"


Encerrando nossa pequena volta ao mundo, a Austrália é o lugar escolhido do filme Procurando Nemo. A trama se passa na Grande Barreira de Corais - finalista da New7Wonders of Nature (Sete Maravilhas Naturais do Mundo) – além de mostrar também a Opera House Sydney, uma vez que Marlin chega ao seu destino. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2004, o filme retrata a vida submarina semelhante á vida humana, tendo como personagens principais Marlin, Nemo, Dory.