Os irmãos Joseph e Jacques Montgolfier são os pioneiros quando se fala do primeiro vôo de balão de ar quente. A ideia surge de um sonho de um dos irmãos, no qual aparecia a cabeça de um pipoqueiro voando pelos ares.
Foi assim que colocaram a mão na massa e começaram a criar um suposto balão. Ao longo da criação, os irmãos sairam gritando pelas ruas de Paris dizendo que haviam feito uma descoberta sensacional.
Foram feitas duas tentativas de vôo. A primeira, em dezembro de 1782, voou baixo, pois fazendeiros assustados apagaram o fogo do balão ao o verem no ar. A segunda tentativa deu certo e aconteceu em novembro do ano de 1783, em Annonay, França.
Logo depois, muitos balões foram criados pelos irmãos, sendo até mesmo apresentados a para a corte, merecendo destaque o primeiro deles. A sua estética era muito diferente, azul com os signos do zodíaco que rodeavam a parte externa do balão. O Rei Luiz XVI e Maria Antonieta ficaram admirados, e sugeriram para colocar criminosos dentro do balão, porém os irmãos, chocados com a atitude da realeza, colocaram animais da fazendo para "comandar" o balão no ar, o que ficou marcado para sempre na história dos transportes aéreos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário