terça-feira, 31 de julho de 2012

A lenda não afundou

Há exatos 100 anos, o que todos diziam ser impossível aconteceu.
O "gigante de aço", assim chamado pela sua tripulação, afundou no dia 15 de abril de 1912 após se chocar contra um iceberg nas águas do Atlântico.
O navio fazia sua viagem inaugural, saindo de Southampton (UK) com destino á Nova Iorque (EUA), e tinha uma aparência grandiosa e extremamente moderna para o começo do século.
O Titanic tem sido um grande mistério para todos que duvidam que ele tenha afundado apenas pelo fato de ter se chocado. Além dessas dúvidas, discussões sobre o naufrágio tem sido constantes, onde interroga-se a falta de bote salva vidas naquela noite (mais pessoas do que botes), o possível erro do capitão Smith ou até mesmo a falta do telégrafo dos outros navios que estavam a kilometros perto do Titanic.
A White Star, companhia do transatlântico, sofreu diversos processos e grande parte da culpa pelo navio ter afundado e devido ao resultado da morte de não menos que 1.523 pessoas das 2.240 que estavam a bordo.

A orquestra do Titanic
Talvez a única parte mágica que podemos perceber nesse naugráfio foi a persistência de algumas pessoas que viajavam naquela noite. Entre eles, podemos destacar a orquestra do navio que continuou tocando até que seus instrumentos fossem inundados pela água gelada do mar; e também o professor de ginástica do navio que continuou seus exercícios até o navio afundar completamente. 

Depois disso, muitos filmes foram feitos para relatar a tragédia do 15 de abril. Dentre eles, ressalta-se o "Titanic", vencedor de 11 Oscars e com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet atuando como Jack e Rose (esses personagens são fictícios).

Embora seja uma incógnita muitas coisas daquela viagem, os historiadores não deixaram a curiosidade afundar junto com o Titanic. Atualmente, para homenagear o fato, todas as cidades portuárias que receberam a presença do navio (Southampton, Nova Iorque, Cherbourg, Queenstown e Belfast) reproduziram um museu com objetos do navio encontrados no fundo do mar, com recriações daquela noite e efeitos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário