O Rio de Janeiro, adotou profundamente esta ideia e criou até mesmo os desfiles de escola de samba que se difundiram rapidamente para o resto do Planeta.
Escola de Samba - Rio de Janeiro, Brasil |
Rio de Janeiro e Bahia são os principais lugares no Brasil onde se festeja o carnaval. Criado a partir da diferença de classes sociais, negros e brancos começaram a se reunir e perceber que este evento traria não apenas cultura, mas também um novo modo de representar o Brasil. Esta festa tem muitas influencias africanas (som de fundo) e ideias europeias.
O carnaval brasileiro é famoso por ser uma festa animada que reúne escolas de samba, marchinhas, carros alegóricos, muitas cores, e enfim, por parar o país para festejar!
Colômbia:
Aqui na América Latina também temos o carnaval colombiano, que embora não seja muito famoso no exterior, tem uma importância significativa para o povo colombiano. Festas como Barranquilla e Negros e Brancos se tornaram patrimônio cultural em 2002 por terem a tradição mais antiga de festejar o carnaval latino.
Alemanha:
Extremamente diferente do carnaval latino, o alemão é chamado de Karneval, e como o Oktoberfest (outra festa típica alemã) reúne inúmeros turistas europeus que admiram a festa. Na cidade de
Köln, centro da Alemanha, o carnaval também contém marchinhas e carros alegóricos, porém com um detalhe: acontece no inverno, o que faz com que a festa seja aquecida por fogueiras e fantasias forradas de lã.
Itália:
Com um dos carnavais mais famoso do mundo, a Itália engloba o de Veneza e Viareggio. O primeiro, tem a sua principal característica de ser mascarado. As máscaras do carnaval de Veneza são o ponto principal da visita dos turistas, e a festa tem exposições de arte, peças de teatro e desfiles de moda que duram a semana inteira. Já o segundo, tem carros alegóricos que desfilam pelas ruas da cidade, com personagens famosos (políticos, principalmente) feitos de papel-machê e muito satirizados.
Máscara típica do carnaval de Veneza |
Nenhum comentário:
Postar um comentário