terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A Turma que marcou o Brasil

Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica

Criada por Maurício de Souza no ano de 1959, a Turma da Mônica foi uma revolução nos quadrinhos e merece mais do que um destaque na literatura brasileira.
A turminha passa por diversas aventuras cotidianas, sempre com um tom de humor e com personagens que fazem a história valer a pena. Entre os principais e mais conhecidos personagens, temos a Mônica (que no dia de hoje, 26 de fevereiro, completa 50 anos); o Cebolinha, sempre fazendo planos para pegar o famoso coelhinho da Mônica, chamado de Sansão;  a Magali, a pequena que não para de pensar em comida e Cascão, aquele que evita qualquer gota de água, seja da chuva ou de um banho. Para a surpresa de muitos, os primeiros personagens criados por Maurício não foram nenhuma desses integrantes citados acima. Franjinha e Bidu, um menino cientista e seu cachorro, respectivamente, foram os pioneiros dos quadrinhos das produções de Maurício de Souza.

As histórias em quadrinhos foram rapidamente bem vendidas, sendo publicadas pela Editora Globo e Editora Abril, seguindo de muitas outras interessadas.
Além de ser um entretenimento para jovens, as historinhas de Maurício também envolvem diferentes culturas do Brasil. A Turma do Chico Bento mostra a vida de pessoas caipiras, que moraram no interior e levam uma vida tranquila, diferente das pessoas das cidades. Já a Turma do Papa-Capim são índios, desvendando sempre os segredos das florestas brasileiras e preservando a fauna. Há também diversos outros, como a Turma do Piteco e Turma do Horácio (época pré-histórica e jurássica), a Turma do Penadinho (fantasminhas que vivem em um cemitério), a Turma da Tina e do Rolo (mostra a vida na adolescência), entre diversos outros pequenos grupos que sempre tem algumas páginas garantidas em cada edição.
 É importante citar também que os quadrinhos não mostram apenas cenas de humor, mas podem envolver também uma crítica social, como o preconceito, a segregação social, a falta de paz no mundo e diversas outras. Muitas vezes também são publicadas edições únicas em datas comemorativas, e são criadas histórias remetendo a essa data (
Natal, Páscoa, Lendas folclóricas, Dia dos mães ou dos pais, Dia dos namorados, etc).
Mais recentemente, Maurício criou uma nova versão para seus principais personagens, sendo eles agora, adolescentes, e envolvendo os personagens com as principais mudanças e dúvidas encontradas nessa fase da vida.
Essas pequenas histórias continuam fazendo parte da infância de muitas crianças e alegrando diversas gerações, trazendo também uma marca cultural que ficará registrada para sempre no coração do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário