Roda Gigante: Naquela época o destaque era Paris e a sua maravilha recentemente construída, a Torre Eiffel.
Em Chicago, as coisas não eram diferentes, todos admiravam a estrutura de ferro francesa e sonhavam em fazer algo parecido. Foi aí que veio Geroge Ferris, um engenheiro obcecado por ferrovias e pontes. Ele resolveu criar algo que, acreditava ele, fizesse ainda mais sucesso do que a Torre Eiffel.
Primeira Roda Gigante exposta na Feira Mundial de Chicago |
A Roda Gigante de Ferris foi inaugurada em 21 de junho de 1893, e tinha como vista a Feira Mundial de Chicago (a obra contribuiu para o crescimento econômico dessa feira).
Essa novidade era diferente do que todos já haviam visto. Havia uma orquestra que tocava a cada movimento que ela dava, e o ingresso custava cerca de 0,50 centavos por uma volta de vinte minutos.
Desde então, muitas Rodas Gigantes viriam a ser construídas, mas algumas com finalidades diferentes. A maioria é construída em parque de diversões, e outras, como é o caso da famosa London Eye, na Inglaterra, foi construída apenas por motivos turísticos.
Essa primeira Roda Gigante construída por Ferris não existe mais atualmente. Suas peças foram usadas para a construção de pontes locais, que até hoje contribuem para o crescimento da cidade de Chicago.
Montanha Russa: Realmente, como diz o seu nome, essa estrutura surgiu na Rússia.
Em meados do século XIX, crianças criavam trilhos com trenós em cima de montanhas cobertas de neve e brincavam de descer rapidamente. Essa ideia foi adotada pelos czares russos, que construíram pequenos trens que seriam utilizados para completar os trilhos e animar ainda mais as crianças.
Montanha Russa patenteada pelo americano LaMarcus Thompson |
Aos poucos, outros países foram adotando as técnicas dessa nova modernidade. Cenários eram montados para que os "trenzinhos" ficassem ainda mais divertidos; como é o caso de cenários de terror, ou até de amor para os apaixonados.
A Montanha Russa vinha se adaptando cada vez mais a tecnologia e inovando cada vez mais os seus movimentos. Em 1846, os franceses criam o looping, estreando essa novidade com apenas uma pessoa no carrinho.
Já em 1885, LaMarcus Adna Thompson, um americano que se baseava nas construções exteriores e que vinha acompanhando o crescimento dessa obra desde o começo, resolveu criar a "verdadeira" montanha russa, mais moderna, desenvolvida e acabou por patenteá-la.
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