terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ora abóboras, é Halloween!


O Halloween, ou Dia de Todos os Santos (All Hallow’s Eve), é comemorado principalmente em países anglo-saxônicos e não se resume apenas a doces, travessuras e abóboras que decoram entradas de casas.Como comemora-se o Halloween em 31 de outubro, é interessante entender antes de tudo a sua origem.
Os celtas (habitantes da região onde hoje é a Irlanda), há aproximadamente 2.500 anos atrás, celebravam o fim do ano nessa data, e segundo suas crenças, os espíritos saíam de suas tumbas. Para evitar tal coisa, os celtas colocavam coisas assustadoras em suas cabanas, como ossos, cadáveres e objetos negativos para afugentar os espíritos. C
om o início da imigração no ano de 1840, irlandeses que fugiam para os EUA a procura de alimentação e comida devido a crise, trouxeram consigo essa tradição ainda enraizada.
Com o passar do tempo, a festa foi se tornando tipicamente americana e foi esquecendo a sua origem celta, porém a origem de “travessuras ou gostosuras” existe desde o século IX, onde adultos preparavam bolos com cobertura de groselha para entregarem para as crianças, e estas ao receberem o alimento, tinham que rezar por algum parente falecido da pessoa. Atualmente, essa tradição foi um pouco modificada. Adolescentes e crianças se vestem com fantasias diversas de bruxas, zumbis, múmias, vampiros, entre outros monstros assustadores. Quando começa a anoitecer estes saem pedindo doces pela vizinhança, sempre com a famosa frase: Trick or Treat? (Travessuras ou gostosuras) e ao final da noite se juntam para contar quantas balas, chocolates e chicletes cada um ganhou.

O Halloween é composto também por imagens que o simbolizam, como: bruxas – eram consideradas participantes das festas e assombravam o local com suas magias; abóboras – muito usadas como enfeites, tem origem da lenda de Jack, um homem que bebia demais e acabou fazendo um pacto com as trevas (antes não eram usadas abóboras, e sim nabos!); gato preto – muito ligado a bruxas, diziam que quando o bichano era preto, seria uma bruxa transformada; entre outros.

Essa festa originária de tantos anos, acabou se tornando um folclore mundial, muito comemorado em países como EUA, Inglaterra, Irlanda e Canadá; mas muitos foram os países que trouxeram um pedacinho da sua cultura para contribuir com o desenvolvimento dessa travessura sem fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário