sábado, 13 de abril de 2013

A página é delas


A imprensa sempre teve um papel fundamental no crescimento das cidades, e sempre foi um censor da sociedade. Na França, a indústria da moda deve grande parte de seu crescimento às revistas femininas, que viriam a aparecer em maior quantidade a partir do século XIX.

A princípio, a moda era um elemento que apenas as mulheres de classes superiores poderiam usufruir, mas com o surgimento das revistas, mulheres de todas as classes, e de todas as partes da França, teriam acesso a elas.

A primeira revista feminina a surgir na França é datada de 1759, com o nome de “Le Journal de Dames”, que pela primeira vez mostrava conteúdos diversos e muitas relações com a moda da época.

Primeira revista de moda publicada para o público feminino, Le Journal des Dames, 1759

Para muitos, a Revolução Francesa (1789) foi palco apenas de mudanças econômicas e políticas, mas é importante saber que tal Revolução teve um papel social muito intenso, entre eles o de expandir as publicações femininas.
Durante o período de 1814 a 1830, logo depois da Era Napoleônica, a França absorveu características do movimento literário chamado de Romantismo, que deu ênfase a emoções e ao sentimentalismo de uma forme diferente. As mulheres liam cada vez mais as revistas, e se envolviam, gerando altas expectativas para si mesmas e acelerando o mercado.
A estética da revista se iniciara com as gravuras de aço, onde era possível imprimir um número maior de paisagens e imagens. Logo depois, a utilização da litografia substituiu as gravuras de aço, onde os textos e as imagens se mesclariam em apenas uma página.

As revistas femininas estavam sendo um sucesso. As expansões de meios jornalísticos estavam a mil, e as revistas de luxo também surgiram como um meio comercial enriquecedor. O papel era de qualidade, precisavam ser vendidos apenas com assinaturas, eram muito mais caros do que revistas e jornais populares, que estavam em média dez centavos.

O nascimento de lojas de departamentos, as casas de alta-costura, a criação da máquina de costura, foram inovações que afetaram indiretamente o mercado das revistas, principalmente as propagandas que vinham a ser feitas.

Entre os anos de 1870 e 1940, período conhecido como Terceira República Francesa seria a idade do ouro da imprensa em geral, contando também com a imprensa feminina, que só vinha crescendo desde o seu surgimento.
A concorrência estava cada vez mais acirrada entre os veículos de comunicação, e muitas revistas não conseguiram adequar os seus títulos a nova geração da moda, deixando assim de existir. Entre elas “La Mode Ilustrée”, “Le Journal des Demoiselles”.

A imprensa feminina percebeu o quão grande era a sua influência no quesito moda francesa, e usou e abusou disso para atrair mulheres do mundo inteiro.
Com isso, muitos países passaram a criar a sua própria moda e adequar os seus padrões a sociedade. Por exemplo, a Itália viria a ser um grande centro de moda, que compete com a França até hoje, e a Inglaterra manteria um monopólio das vestimentas masculinas durante muitos e muitos anos.



Vogue:  Com toda a certeza é a revista de moda mais influente no mundo inteiro.
A sua origem é americana, da cidade de Nova York. Criada em 1892, inicialmente sendo um folhetim que era publicado de semana em semana, atendia somente a mulheres ricas da sociedade americana.
Aos poucos, suas publicações se tornaram uma revista, e os seus criadores a tornaram uma edição internacional. Países como Alemanha, China, França, Itália, Turquia, Reino Unido, México, Brasil, Japão, Rússia, Grécia, entre outros, adotaram a revista Vogue como um exemplo de moda. 



Uma de muitas publicações da revista feminina Marie Claire


Marie-Claire: Surgida no pós-guerra e originária da França, a revista é mensal e atende mulheres de todas as idades. Suas publicações se diferenciam de outras, pois os temas da moda abrangem questões de denúncias e de violação dos direitos humanos, principalmente em mulheres.
Diversos
países também adotaram a revista, mas em especial a França e os Estados Unidos.  

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