terça-feira, 27 de outubro de 2015

Barcelona, la ciudad de Gaudí

Hoje vim expor para vocês a minha relação afetiva com Barcelona, capital da Catalunha e uma das cidades mais visitadas da Espanha. Com um toque de originalidade, a melhor palavra que descreve Barcelona, em minha opinião, é: descolada. A capital catalã nos enxuga desde a sua primeira visita, com sua arquitetura única, seu misto de moderno e antigo, a presença de Antoni Gaudí (arquiteto modernista) em praticamente todo o seu entorno, seus pontos turísticos e suas praias recomendáveis e sua vida noturna memorável.

Sagrada Família
A segunda vez na qual pisei na cidade de Gaudí, prometi escrever – muito bem – sobre ela. Barcelona funciona por ela mesma, tem personalidade e se destaca de outras cidades da Europa devido a sua efervescência, não apenas cultural, mas jovial. As ruas estão sempre movimentadas, as terrazas sempre lotadas e os bares transbordam de pessoas de todas as idades.
Se Barcelona lidera o topo da lista de seus próximos destinos, leve o seu dicionário, seus guias de conversação (que tem me auxiliado muito quando conheço um país diferente), mas fique atento com o “portunhol”, pois a maioria das informações funciona em catalão, não em espanhol.

Algumas atrações turísticas valem uma breve descrição e algumas dicas básicas. Entre elas:

Sagrada Família Esse monumento com certeza não poderia deixar de estar aqui. Como boas mochileiras, eu e minhas colegas fazíamos tudo a pé para gastar dinheiro apenas com atrações turísticas que valessem a pena (como essa!) e, confessemos, para comprar vinho e cerveja. A vista de fora é impactante, e dependendo da época do ano você pode encarar filas quilométricas. Programe-se para passar pelo menos metade do dia visitando a catedral (por dentro e por fora) e, se possível, fique para assistir a uma missa. A Sagrada Família é o cartão postal da cidade de Barcelona, e sua arquitetura foi desenhada pelo arquiteto Gaudí – que está enterrado lá.

Camp Nou – Não precisa gostar de futebol para se encantar com esse estádio. Palco de shows com as jogadas de Neymar e Messi, a casa do time do Barça (FUTBOL CLUB BARCELONA), o Camp Nou apresenta para os seus visitantes algo que nunca encontrei em outros estádios. Com visitas guiadas, um museu, um tour pelos vestiários e uma capela em seu interior, o estádio atrai milhares de turistas todos os anos, com capacidade para 99 mil pessoas.

La Rambla Aqui é o lugar aonde você esbanja de comprar roupas, lembrancinhas, quitutes, leques (símbolo espanhol), vivencia de perto a música de cantores espontâneos, artistas de rua, além dos quiosques de flores que enfeitam toda a avenida. Desde a Praça Catalunha até Porto Velho, La Rambla é um local turístico que reúne turistas, moradores e visitantes de todos os lugares do mundo. Vale lembrar que não é porque é um centro de compras que necessariamente é mais barato. O euro costuma ser pesado aqui como no resto das capitais europeias.

Parque Güell Embora seja um pouco afastado do centro, vale a visita. O parque engloba esculturas e uma construção particular (semelhante a toda a cidade de Barcelona), e sua vista principal é alvo de cenários de filmes como “O Albergue Espanhol” e “Vicky Cristina Barcelona”.  Ao seu redor, além de uma diversidade natural, é possível se deparar com lojinhas de souvenirs e comércios específicos.

Parque Guell, vista panorâmica da cidade  
Casa Batlló – Sua fachada chama a atenção de muitos passantes, e rende visitas ao longo do ano. Toda a sua estrutura é desenhada pensando em coisas, sejam cogumelos, gotas de água ou espinhas dorsais de animais pré-históricos. A Casa Batlló também foi concebida por Antoni Gaudí, com um “quê” de expressionismo, listando assim como Patrimônio Mundial da UNESCO. Vale destacar também que a casa pode ser chamada de “Casa de las Máscaras” ou “Casa de los Huessos” devido a seus elementos decorativos.

Fundação Joan Miró - Essa atração é um pouco mais reservada aos amante da arte. Com muitas cores, a arte contemporânea de Miró ilumina todo o Parque de Montjuic, onde se localiza. Joan Miró (1893-1983) foi considerado por muitos críticos e estudiosos da área como um dos maiores pintores e escultores surrealistas da época, vencedor assim de muitos prêmios relacionados à cultura.


*360 Hostel Arts&Culture – Não é nenhum ponto turístico, mas se quiser se hospedar por Barcelona, eis a melhor opção. Sou suspeita para falar sobre esse hostel, mas ele tem meu voto como melhor da Espanha. Recomendadíssimo, aqui você vai encontrar um pessoal animado, com dinâmicas diurnas - Walking Tours - e noturnas – Pub Crawls, noites de paella e vinho, baladas com música boa, bares com muitos mojitos – nada melhor para sentir na pele a cultura catalã. (facebook.com/360hostelarts?fref=ts)

OBS: A maioria dos locais tem acesso á meios de transporte como metrô, ônibus ou bicicletas – as vias são bem divididas entre carros e bicicletas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário